quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pesquisa de Moda

As alunas do curso de Produção de Moda do 2 modulo, do Instituto Federal de Santa Catarina campus Ararangua, realizaram uma pesquisa in loco em 10 lojas do calçadão de Ararangua no dia 18 de agosto. Nesta pesquisa foi observado varios pontos positivos e pontos negativos em relação a organização das vitrines.
A maioria das lojas analisadas souberam definir bem a estação do ano que as roupas da vitrine estavam representando. Isso é de extrema importancia na percepção do consumidor ao olhar a vitrine.
Algumas loja tambem souberam definir com clareza qual o público-alvo da marca. Qual o estilo de seus consumidores. Isso é importante  por que ao bater o olho, o cliente tem que perceber o que a loja vende e quem é seu público-alvo.
No entanto uma grande parte das lojas pesquisadas deixaram muito a desejar na hora de compor uma vitrine com elementos que  harmonizam entre si. As informações contidas na arrumação da vitrine nao estavam  sintonizadas umas as outras. Muitas vitrines pecaram na composição visual, sobregarregando demais a vitrine com muitos produtos. Isso é um grande problema, pois a vitrine é o que chama a atenção do comsumidor, é o que determina ou não se o cliente vai entrar na loja; por isso carregar demais a vitrine se torna prejudicial por que o consumidor nao consegue definir os produtos com clareza, tornando  a vitrine algo muito confuso e extressante, e assim a vitrine não se torna atraente. Algo que foi observado em quase todas as lojas pesquisadas é que não há divulgação de preço nos produtos expostos nas vitrines.
Isso é de extrema importancia por que divulgar os preços nas vitrines é obrigatório visto que é uma lei
conforme o Codigo de Defesa do Consumidor (CDC), e tambem porque omiti-lo pode fazer com que o cliente desista da compra.

Nunca nos esqueçamos que  vitrine funciona como um vendedor silencioso, como um convite irrecusável para entrar na loja, quando essa está elaborada de forma correta. Sua função é conquistar o consumidor pelo olhar e deixar um gostinho de "quero ver mais". Se a vitrine não cativar o olhar do cliente será muito dificil vender.

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